Começou neste sábado, 19/01, na sede do Portal Queimados, o primeiro curso de construção de bicicletas de bambu realizado no Estado do Rio de Janeiro, com o pioneiro professor Klaus Volkman, que veio de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a convite do Coletivo Pedala Queimados, especialmente para essa missão.

Vinte pessoas de diferentes idades, origens e escolaridades estão empenhadas em aprender as técnicas para montagem de quadros de bikes de bambu. Tem gente de Queimados, Japeri, São João de Meriti, São Gonçalo, Rio de Janeiro e até de São Paulo.

Durante 9 (nove) dias consecutivos, de hoje até o dia 27/01, os alunos vão fazer literalmente sair do papel charmosas e resistentes bikes de bambu como a ‘Duclinéia’, do Carlos Greenbike, presente do cicloativista internacional Ricardo Martins, já conhecida dos queimadenses, e a mais charmosa de todas, a ‘Treteira’, que faz o maior sucesso desde ontem nas ruas de Queimados.

A charmosíssima ‘Treteira’ foi construída por Jenifer Vieira, uma das monitoras do curso. Ela tem um designer que lembra uma moto Harley-Davidson.

Se você quiser conhecer a ‘Treteira’, a ‘Dulcinéia’ e apreciar um pouco do processo de construção de uma bike de bambu, aproveite o domingo e dá um pulinho lá na sede do Portal, na Av. Alcindo Bulhões Paes, 415, à margem do Canal do Abel, no centro de Queimados.

COMENTÁRIOS