Num clima de alegria e confraternização, regado à musica pop e MPB, colaboradores e amigos do PORTAL QUEIMADOS comemoraram na noite da segunda-feira, 10/12, os dois anos de existência do ‘site’ e os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A festa foi na sede do Portal e a Direção da Casa homenageou pessoas e empresas que  vêm colaborando com o ‘site’ desde sua criação e pessoas e instituições que se destacaram ao longo do ano pelo trabalho social desenvolvido no município.

O primeiro homenageado da noite foi o Presidente da Câmara Municipal de Queimados, Milton Campos, por sua disponibilidade e transparência nas informações para o Portal, seguido do sargento reformado da PM João Goulart, um dos articuladores do Núcleo local do Fórum Grita Baixada, por sua dedicação à luta pela vida e  pela dignidade humana, e a dupla Eliana Leôncio, Coordenadora Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, e Rosiane Almeida, do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, por suas ações em defesa de mulheres agredidas ou ameaçadas de agressão por seus parceiros e pela difusão dos direitos das mulheres.

Presidente da Câmara Municipal de Queimados, Milton Campos, homenageado por sua transparência nas informações para o Portal.
João Goulart, representante do Núcleo Local do Fórum Grita Baixada
Rosiane Almeida, Coordenadora do CEAM – Centro Especializado de Atendimento à Mulher, e Eliana Leôncio, Coordenadora Especial de Políticas Públicas para as Mulheres


Ainda em decorrência da passagem dos 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos, foram homenageados alguns dos mais importantes ativistas sociais de nosso município, dedicados a causas que trazem bem estar e dignidade para centenas de pessoas, especialmente para crianças e jovens.

Num primeiro bloco foram homenageados André Pequeno, dirigente do Projeto ‘Golfinhos da Baixada’, que proporciona acesso à natação esportiva para centenas de crianças e jovens queimadenses; Juan Pereira, que desenvolve um projeto social fantástico como Técnico das categorias de base do Parque Ipanema F. C., e Carlos Leandro de Oliveira, o Carlos Greenbike, dirigente do Coletivo Pedala Queimados, coordenador do Projeto Pedalando para o Futuro, destinado a moradores do Minha Casa Minha Vida do bairro Valdariosa, onde será implantado um sistema de bicicleta compartilhada, além de brevemente, em janeiro, estar realizando um curso único no Brasil para fabricação de bikes de bambu.

André Pequeno, Juan Pereira e Carlos Greenbike, contemplados pelo trabalho social que desenvolvem no município

Num segundo bloco, foram homenageados outros ativistas, estes mais ligados à área da formação cidadã: Jorge Peixoto, Presidente da Ampara – Associação Amigos do Paraíso, que promove cursos gratuitos para formação profissional, artes marciais e até um vestibular comunitário; Pr. Eduardo Dutra, da Igreja Presbiteriana Unida – IPU, sempre de portas abertas para os movimentos sociais e culturais da cidade; e Prof. Nilson Henrique Filho e sua esposa Priscila Araújo, agitadores culturais e dirigentes do MovimentAção, um grupo suprapartidário que promove debates políticos no município sobre temas de relevância social e política.

Jorge Peixoto, da AMPARA; Pr. Eduardo Dutra, da IPU; Nilson Henrique Filho e Priscila Araújo, do MovimentAção

Depois dos ativistas sociais, veio a homenagem a alguns importantes parceiros do PORTAL, o Vereador Elerson Leandro, amigo do PORTAL de primeira hora, e a Vereadora Eloíza Helena, também amiga do PORTAL desde que assumiu a cadeira na Câmara, e aos jornalistas Felipe Carvalho, Subsecretário de Comunicação Social do município e a seu parceiro de equipe Leandro Machado, fontes confiáveis, que estão sempre prontos, a qualquer hora do dia,  noite ou madrugada, a prestar informações ou esclarecimentos de questões relativas ao governo e, em alguns casos, à cidade.

Vereadora Eloíza Helena, Felipe Carvalho, Leandro Machado e Vereador Elerson

Em seguida, vieram as homenagens a alguns de nossos principais parceiros comerciais, sem os quais seria inviável nossa sustentabilidade: Pierre Tenório, da Tenório’s Refrigeração, parceira de primeira hora do PORTAL; Márcio Nunes, Diretor da Invicta Proteção Veicular, empresa nascida em Queimados que já ultrapassa as fronteiras do Estado; e Rosane Rodrigues, representando o Instituto de Construção e o Centro Educacional Betel, o mais completo educandário do município.

Pierre Tenório, Márcio Nunes e Rosana Rodrigues.

E finalmente vieram as homenagens à prata da casa, aos familiares co-sanguíneos e espirituais, aos amigos de fé e aos companheiros e companheiras que estiveram conosco desde o nascedouro, compartilhando o sonho de construir um veículo de comunicação consistente que prestasse à comunidade informação idônea, confiável, capaz de contribuir para a construção de uma visão cidadã da nossa realidade social, política, esportiva, cultural e econômica, e à turma que ralou, seja na redação seja no seu entorno, para produzirmos as 2006 matérias postadas no PORTAL QUEIMADOS ao longo desses dois anos, seja na implantação do Portal Cultural.

Raquel Batalha, Alcir Alves e Marilsa Batalha
Cíntia Gouveia e Lásaro Moreira, Fátima Suely (Fanfa) e Carlos Alberto Lessa (Carlão), Sérgio Ricardo da Silveira (New Life), Claudio Rezende, Tiago Batalha e Burna Furtado.
Marcelo Salaza, professor de desenho para História em Quadrinhos (Comics), profissional de projeção internacional, contratado por editoras dos Estados Unidos e de vários países da Europa, pioneiro na implantação do PORTAL CULTURAL.
Izabelle Cristine, Pedro Eduardo Machado, Caique Batalha, Ricardinho (atrás do Ismael), Ártemis Batalha, Caio Batalha e Tati Novaes.

A festa rolou até por volta da meia-noite animada pelo violão e voz de Tati Novaes e, em seguida, por Raquel Batalha, acompanhada ao virtuoso piano de Alcir Alves, e ainda contou com as ‘canjas’ de Ismael Lopes, Tiago Batalha e Jorge Peixoto.

Tati Novaes abriu a programação musical com música pop nacional.
Raquel Batalha embalou nossas almas com alguns clássicos da MPB, acompanhada da execução magistral de Alcir Alves ao piano.
Ismael Lopes arriscou um duo com Raquel Batalha, na canção autoral ‘Colinho Gostoso’.
A ‘canja’ de Tiago Batalha e Jorge Peixoto foi até o apagar das luzes.

Alguns do homenageados embora tenham comparecido ao evento não puderam esperar o recebimento formal da homenagem tendo que se retirar mais cedo, como foi o caso de Fernanda Nunes, do Engenheiro Leandro Siqueira, do casal Marcelo Mata e Kátia Faustino e  de Dilmar Ramos.

Fernanda Nunes, jornalista do Fórum Grita Baixada, que começou a carreira no PORTAL QUEIMADOS, acompanhada do amigo Vandenberg e de seu pai Márcio Nunes.
Marcelo Matta e Kátia Faustino, parceiros de primeira hora.
Parceiros de sempre do PORTAL QUEIMADOS: Lásaro Moreira e Dilmar Ramos, um dos que precisaram sair antes da homenagem formal.

Fato curioso é que um dos homenageados constantes de nossa lista, nosso querido amigo gerente da Caixa Econômica Federal Felipe Câmara, apesar de presente até o final da festa, não recebeu a homenagem formal por lapso nosso. Registramos aqui nossas sinceras desculpas pelo ato falho.

Felipe Câmera, o homenageado que deixamos de homenagear formalmente, por falha nossa, cercado por nosso Diretor Técnico Wallace Mancciny e sua esposa, nossa colaboradora Bruna Furtado.

Há ainda os homenageados que não puderam comparecer, cujos nomes constam da listagem geral publicada ao final desta matéria.

Além dos homenageados, respectivos cônjuges e outros familiares, o evento contou com a presença de convidados ilustres como o Secretário Municipal de Administração, André Bahia e sua esposa Viviane; o comerciante Diego Gadelha e sua esposa Prof. Sandra; a Psicóloga Marluce Tinoco; a Profª Angélica; os amigos Léa Maria (Baiana) e Vandenberg; os artistas Luis Caio e Kauan Araújo; os professores Antonia Curty e Roberto Almeida, do Projeto Palco Aberto; os irmãos Elias e Messias Malaquias, as Diretoras da Editora Litere-se, Lise e Perla de Castro; e os alunos do Professor Salaza contratados por uma editora americana de Comics, Pietro Castro e Cassia Helen, que fizeram uma exposição de desenhos durante o evento na sala do Portal Cultural.

Viviane Bahia, Deca Bahia e Bruna Furtado
Deigo Gadelha e esposa, Profª Sandra
Perla de Castro, Diretora da Editora Litere-se, à esquerda, ao lado de Suellen, esposa do Professor Salaza, que está logo em seguida, tendo à direita o talentoso jovem Pietro de Castro, ao lado de sua mãe, a poetisa Lisi de Castro.
Léa Maria (Baiana), Dra. Marluce Tinoco, Beatriz, Vitória Ramos, ao lado de Izabelle Cristine e Ártemis Batalha.
Profª Angélica, com o Pastor Eduardo Dutra e nossa Diretora Comercial Cleide Machado

Os anfitriões do evento Ismael Lopes, Diretor Geral do PORTAL QUEIMADOS, Wallace Mancciny, Diretor Técnico, e Cleide Machado, Diretora Comercial, não cabiam em si de felicidade pelo sucesso e a grandeza do encontro.

Cleide Machado, Wallace Mancciny e Ismael Lopes

Veja a relação de todos os homenageados pelo PORTAL e, em seguida, uma galeria de fotos do evento.

Relação dos Homenageados do Portal

Mesa dos Vereadores Milton Campos, Eloíza Helena e familiares
Eliana Leôncio e Rosiane Almeida
Vandenberg, Márcio Nunes, Flávio Freire e Rosane Rodrigues
Leandro Machado, Vereador Elerson Leandro e Esposa.
Nilson Henrique, Gisele, André, Cristiane, Jorge Peixoto e João Goulart
Lásaro Moreira e Cíntia Gouveia
Nosso maestro Alcir Alves
Nossa ‘Barman’ Caio Batalha
Nosso operador de Áudio: Caíque Batalha
Fátima Suely (Nossa Master Chef) e seu neto Ricardinho
Mesa do Professor Salaza e Familiares e da Editora Litere-se
Pierre Tenório, a esposa Priscila e a Profª Angélica
Flávio Freire, da Agência de Publicidade C4S4, e a namorada Rosane Rodrigues
Professora Daniele
Fim de festa: João (filho de Nilson e Priscila) aceso; Caíque Batalha (filho de Raquel), apagado (trabalhou muito na festa)

PUBLICIDADE LOCAL

COMENTÁRIOS