Ruan Fernandes Lira, futuro Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa

Em visita a Queimados, para participar de reunião do Fórum Permanente de Gestores Públicos de Cultura da Baixada Fluminense, que aconteceu na última quarta-feira, 12/12,  no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) Planeta Futuro, no bairro São Roque, o futuro Secretário de Cultura do governo Witzel, Ruan Fernandes Lira, prometeu que irá democratizar os recursos da Secretaria e realizar uma gestão 100% transparente, com prestação de contas on line de “todo centavo que for movido pela Secretaria”.

Juan Lira ouviu representantes de secretarias municipais de vários municípios da Baixada, como Duque de Caxias, São Jorão de Meriti, Nova Iguaçu, Japeri, além de Queimados, e de vários ativistas culturais e recebeu das mãos do ator Leandro Santanna uma Carta do  ‘Fórum Permanente’  com sugestões e reivindicações dos Gestores Públicos da Região, dentre elas o  “Uso dos recursos do FUNDO ESTADUAL DE CULTURA RJ para projetos culturais nas dez regionais, abraçando todos os segmentos artísticos e setores da economia Criativa, dando a devida atenção à proporcionalidade percentual do Estado, já caracterizada na lei“.

O ator Leandro Santanna, Subsecretáro de Cultura do município de Queimados, leu a Carta do Fórum Permanente de Gestores Públicos de Cultura da Baixada Fluminense

Juan Lira garantiu que vai cumprir a lei e democratizar os recursos da Secretaria, que a partir de 1º de janeiro de 2019 passa a se chamar Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa: “A Baixada precisa ter uma atenção maior para diminuir essa desigualdade no desenvolvimento de atividades culturais que existe no Estado do Rio”, sentenciou o futuro Secretário.

Juan Lira esbanjou simpatia, como nessa foto com Fátima Sacramento da Ong Planeta Água e o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Marcelo Lessa.

Lira anunciou também que, ainda no primeiro semestre de sua gestão, a sede da Secretaria será instalada na Biblioteca Parque Estadual, na Av. Presidente Vargas, no centro da cidade do Rio de janeiro.

Ruan Lira foi ciceroneado pelo Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa, e pelo Subsecretário de Cutlura, Leandro Santanna.

Ruan Lira visitou as instalações e o entorno do CEU Planeta Futuro e gostou do que viu e ouviu: “Este é um trabalho maravilhoso, um exemplo de que os CEU’s podem funcionar e mudar a realidade de uma cidade. Queremos replicar o sucesso deste modelo e integrar cada vez mais os poderes públicos, privados e a sociedade civil na promoção da cultura”, declarou  o jovem futuro Secretário.

Subsecretário de Cultura do município de Queimados Leandro Santanna, Prefeito de Queimados Carlos Vilela,  futuro Secretário Estadual de Cultura e Economia Criativa Ruan Lira e Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Queimados Marcelo Lessa.

Ruan Lira tem 30 anos de idade e já trabalhou como assessor internacional da Secretaria Estadual de Cultura e fez parte do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio em 2016.

Eis a íntegra da Carta do Fórum

PUBLICIDADE LOCAL

COMENTÁRIOS