O Fórum Rio, encontro anual de entidades e militantes sociais promovido pela Ong Casa Fluminense, este ano será realizado em Japeri, no salão da Igreja Senhor do Bonfim, na Praça Olavo Bilac, 122, ao lado da Estação Ferroviária de Engenheiro Pedreira, neste sábado 24/11.

A Programação, dedicada ao tema ‘Direito à Vida na Baixada Fluminense’, começa às 10 horas da manhã, conta com o apoio dos grupos Mobiliza Japeri e o Fórum Popular Permanente de Japeri e deverá reunir diversos grupos de jovens da Região, que registrou 19.331 mortes violentas intencionais entre os anos de 2008 e 2017, em sua maioria de jovens negros e pobres.

A escolha por Japeri como município sede do Fórum Rio, evidencia um território que retrata profundas desigualdades na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Japeri ostenta a posição de recordista nacional em tempo de deslocamento casa-trabalho. Seus moradores perdem em média 3h por dia ou mais de 30 dias por ano dentro dos trens em busca de melhores oportunidades de emprego, estudos, lazer e serviços básicos.

“Olhar para Baixada pela lente de Japeri é somar forças a um coletivo de vozes e sonhos que, por rejeitar coletivamente a invisibilidade, se une para ecoar a defesa do direito à vida e da redução das mortes violentas”, pondera Vitor Milhessen, Coordenador de Informação da Casa Fluminense, que atua há quatro anos em Japeri apoiando os movimentos sociais locais que buscam organizar a comunidade na luta por dignidade e paz.

Um dos momentos importantes do Fórum Rio em Japeri será o lançamento, pela manhã, do boletim Agenda Rio 2030, produzido pela Casa Fluminense em parceria com o Fórum Grita Baixada e o Centro Ecumênico de Formação e Educação Comunitária – Profec, com o lema “As juventudes da Baixada querem viver”, que trata da questão da evasão escolar, da baixa taxa de investigação de assassinatos, do direito à memória, das oportunidades para a juventude e do racismo estrutural.

À tarde, durante os debates, será lançado o Almanaque Agenda Rio: Políticas Públicas no Rio Metropolitano (2007-2017), livro que traz um panorama dos investimentos, ações, planos e programas de governo implementados nos últimos dez anos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro com boas práticas e iniciativas da sociedade civil de diversos lugares.

Imperdível. Clique aqui para fazer sua inscrição.

Programação | Fórum Rio Japeri
9h30 Café da manhã, credenciamento e acolhida
10h30 Fala de boas-vindas
10h40 Apresentação da esquete teatral “Tipos de Liberdade” do Grupo Código
11h Exibição do filme “Nossos Mortos têm voz”
11h30 Lançamento do Boletim da Agenda Rio 2030: As juventudes da Baixada querem viver
12h30 Apresentação do Coral Apadrinhe Um Sorriso
13h Almoço
14h30 Rodas de conversa
1. Cultura, Direitos e Engajamento Político
2. Agricultura nos Planos: Plano Diretor e PNAE
3. Direito à Memória e Justiça Racial
4. Duas visões sobre Mobilidade Urbana: Gênero e Tarifa
5. Lançamento Almanaque Agenda Rio: Políticas Públicas no Rio Metropolitano (2007-2017)
16h30 Encerramento

SERVIÇO
Fórum Rio Japeri
Quando? Sábado, 24/11/2018
Horas? 9h30 às 16h30
Onde? Igreja Senhor do Bonfim (Praça Olavo Bilac, 122, ao lado da estação de trem de Engenheiro Pedreira, em Japeri)

PUBLICIDADE LOCAL

COMENTÁRIOS