O Ford Fiesta Sedan, Placa LQA 6111, de propriedade da Prefeitura Municipal de Queimados, a serviço da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, vai ‘dormir’ esta noite na Estrada das Piabas, 400, Bairro Santa Rosa, no pátio do ‘Depósito de Veículos Apreendidos de Queimados’.

O veículo foi apreendido na tarde desta segunda-feira, 27/08, numa blitz do Detran na entrada/saída da cidade, por determinação do Agente do Detran Thiago Villares, por estar com licenciamento não renovado desde o ano de 2010.

Mesmo diante dos emocionados apelos da condutora do veículo, a Coordenadora de Política para Mulheres de Queimados, Eliana Leôncio, o agente manteve a apreensão do veículo e teve que pedir o auxílio da Polícia para convencer Eliana, que resistiu durante quase uma hora para entregar a chave do carro.

O veículo a serviço da Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres foi um presente recebido pela Prefeitura, em 2010, do Governo Federal, na gestão Lula, e é utilizado para serviços de apoio ao Ceam, Centro Especializado de Apoio às Mulheres, como o transporte de mulheres vítimas de violência até à Delegacia para registro de ocorrência, ou até o IML para exame de corpo delito, e também para transporte de roupas e objeto pessoais de mulheres que têm que deixar a casa temporariamente para se livrar dos espancamentos de seus maridos ou namoridos, entre outras utilidades…

O detalhe é que a Prefeitura nunca pagou o IPVA desse veículo e, por conseguinte, nunca o licenciou no correr dos anos, sendo que seu licenciamento ainda é do ano de 2010.

Soubemos que nesta terça pela manhã, o veículo será retirado. De que forma, não temos a menor ideia.  Se fosse o carro de um cidadão comum, somente seria retirado mediante a comprovação do pagamento dos IPVA’s atrasados, da diária do Depósito e do serviço do reboque. Mas, em se tratando de um veículo do serviço público, só Deus sabe como será o arranjo para retirá-lo.

Aliás nessas bandas do manda quem pode obedece quem tem juízo, já há precedente, no caso de reboque de veículo de propriedade particular de autoridade ser devolvido em casa, com envergonhados pedidos de desculpa.

O curioso nessa questão de pagamento de IPVA para carros do Poder Público Municipal ou Estadual é que o dinheiro sai por uma porta e volta por outra, já que esse imposto é dividido entre estado e município: 50% para cada.

Charge de Jeff Santos

PUBLICIDADE LOCAL

COMENTÁRIOS